Cambará do Sul │ Permita-se ser envolvido pela imensidão e grandiosidade da natureza. Um verdadeiro paraíso para os amantes da aventura e da contemplação.

Cambará do Sul é uma típica cidade do interior do Rio Grande do Sul, com pouco mais de 6000 mil habitantes está localizada na região nordeste do Estado, junto à divisa com Estado de Santa Catarina a uma altitude de 930 metros a cima do nível do mar.

Cambará do Sul

Cambará do Sul está entre as cidades mais frias do Brasil com temperaturas abaixo de zero no inverno.

Cambará significa folha de casca rugosa em tupi-guarani, é uma árvore de folhas medicinais onde os moradores utilizam em chás para tosse crônica. A região foi habitada por tribos Kaingang: Guaianás, Coroados, Xogleng e Botocudos.

O povoamento se deu a partir da doação de 20 hectares de terra à Igreja, por Dona Úrsula Maria da Conceição, em 17 de abril de 1864, como pagamento de uma promessa ao padroeiro São José até 1963 foi distrito de São Francisco de Paula quando se emancipou.

A base econômica é a silvicultura, agropecuária, apicultura e turismo (este com mais de 220 mil turistas por ano).

Um dos destinos mais procurados por turistas e equipes de filmagens por suas belas paisagens desenhadas por campos, matas, rios e cachoeiras.

A cidade de Cambará do Sul mantém viva as tradições da cultura gaúcha, assim como suas lendas, sendo a mais famosa a Lenda do Gritador, que durante as noites apavora os desavisados com seus gritos.

O município abriga dois importantes
Parques Nacionais

Itaimbezinho

PARQUE NACIONAL
APARADOS DA SERRA

Fortaleza

PARQUE NACIONAL
SERRA GERAL

×